sábado, 8 de agosto de 2009

As 5 Melhores Cenas de Dança

Esse Top Five é sobre a influência inegável da música nos filmes. Aqui estão listadas as 5 melhores cenas de dança do cinema, excluindo musicais que sempre possuem cenas clássicas. Quem não lembra, por eexemplo, da cena de dança de Flashdance, onde a atriz deita em uma cadeira, puxa uma corda e cai água? Esse Top Five é dedicado aos filmes que não são musicais, mas que sempre são lembrados por alguma cena de dança. Aí vão as minhas dicas:



5º Lugar: O Máskara (The Mask, 1994)

O filme conta a história de Stanley Ipkiss (Jim Carrey), um funcionário de banco sem muito sucesso com as mulheres e extremamente desajeito. Sua vida muda após achar uma máscara de madeira, que ao usá-la lhe dá poderes mágicos e o torna capaz de fazer qualquer coisa que tenha vontade e um piadista irremediável. Stanley usa os poderes da máscara para se aproximar de Tina (Cameron Diaz), sua paixão platônica. Muita confusão acontece ao longo do filme e rende boas risadas. Com toda a confusão gerada pelo Máskara, ele acaba sendo perseguido pela polícia e é numa dessas cenas que acontece uma das cenas de dança mais engraçadas do cinema (e pra mim a melhor do filme). O Máskara põe a polícia literalmente para dançar e cantar, ao maior estilo dos musicais da Broadway. Curiosidades: (i) O filme foi indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais (realmente o ponto alto do filme); (ii) Esse foi o primeiro filme de Cameron Diaz no cinema. Para quem não viu ainda, vale a pena conferir.





4º Lugar: Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, 1986)

Já falei sobre esse filme no Top Five Sessão da Tarde, inclusive sobre a cena em que Ferris Bueller canta e dança Twist and Shout num desfile em Chicago, então não vou me repetir aqui. Mas realmente a cena é clássica, capaz de levantar qualquer um do sofá ou pelo menos ficar com o pé batendo no chão.



3º Lugar: Perfume de Mulher (Scent of a Woman, 1992)

Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, resolve tirar um fim-de-semana diferente e contrata a companhia de Charlie (Chris O’Donnell) em Nova York. Apesar da rigidez comportamental, comum a todo militar, Frank aos poucos vai se interessando pela vida e pelos problemas do jovem Charlie, se tornando um pouco mais tolerável e humano, percebendo que nunca é tarde para se aprender algo novo. A cena de dança desse filme é quando Frank dança o tango Por una Cabeza com uma bela jovem. Vale lembrar que o personagem de Pacino é cego. Um belo exemplo de que algumas limitações não influenciam em outras atividades físicas. Al Pacino ganhou o Oscar de Melhor Ator e o filme ainda recebeu as indicações de Melhor Filme, Melhor Diretor (Martin Brest) e Melhor Roteiro Adaptado. Aproveitando a oportunidade, vale a pena conferir a atuação de Al Pacino em O Advogado do Diabo (The Devil’s Advocate, 1997).



2º Lugar: Pulp Fiction – Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994)

Com uma trilha sonora única e brilhante, com certeza Pulp Fiction é o grande clássico de Quentin Tarantino. A história é sobre um gângster que manda dois assassinos profissionais (John Travolta e Samuel L. Jackson) a fazerem uma cobrança, um deles (John Travolta) tem que fazer companhia para a mulher do chefe (Uma Thurman), temendo se envolver demais com ela e ainda, um boxeador (Bruce Willis) que foge da perseguição de assassinos por ganhar uma luta que deveria perder. O filme não é cronologicamente lógico (um dos pontos altos do filme), apresenta situações muito reais e até de certa forma repulsivas, mas isso não diminui em nada o brilho da história, bem pelo contrário. O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado ainda nas principais categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Quentin Tarantino), Melhor Ator (John Travolta), Melhor Ator Coadjuvante (Samuel L. Jackson), Melhor Atriz Coadjuvante (Uma Thurman) e Melhor Montagem. Esse foi o primeiro filme da parceria de Tarantino com Uma Thurman. Eles se encontraram novamente em Kill Bill Vol. 1 (2003) e Kill Bill Vol. 2 (2004). Aliás, esses dois filmes confirmam a excelência da escolha da trilha sonora nos filmes de Tarantino. Nunca vi filmes mais sonoros do que os dois Kill Bill.

A cena de dança desse filme é uma das mais famosas e clássicas do cinema. Os personagens de Uma Thurman (Mia Wallace) e de John Travolta (Vicent Vega) dançam You Never Can Tell de Chuck Berry num estilo brega e tosco, mas único, tornando a cena uma das mais imitadas no mundo todo.

Filme altamente recomendável!






1º Lugar: Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006)

Também já falei sobre esse filme no primeiro Top Five, os Cinco Finais Mais Surpreendentes. Se naquela ocasião não mencionei o que acontecia no final do filme, nessa postagem, isso não vai ser possível. A melhor cena de dança é também a mais inusitada. Durante um concurso de beleza infantil, Olive durante a sua apresentação solo faz um strip-tease (não, ela não tira toda a roupa). Além da estranheza, a cena é cômica com toda a família no palco dançando Superfreak de uma forma mais do que desajeitada. Mas no final de contas, a cena foi essencial para fechar a história e provar que o que mais importa são as pessoas da nossa família e o apoio exercido por ela nas mais improváveis condições. Vale a pena conferir!






Bom, essas foram as minhas sugestões de cenas de dança no cinema, mas mais do que a própria cena, a recomendação fica no filme como um todo. Até a próxima.