sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Top 5: Cenas de luta

O primeiro Top 5 de 2010 traz as cinco melhores cenas de lutas do cinema, considerando somente aquelas em que participam dois inimigos. Cenas em que um mocinho luta contra um exército inteiro foram exluídas dessa lista (como em "Matrix Reloaded" e "Kill Bill Volume 1"). Cenas de luta sempre são um atrativo a mais para o filme, desde que não sejam de forma gratuita e desnecessária, e podem até mesmo serem consideradas esteticamente bonitas. Abaixo segue a lista das cinco melhores pancadarias do cinema.

5º Lugar: Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981)

Veja o jeito peculiar de Indiana Jones (Harrison Ford) encarar uma luta com um árabe espadachim.





4º Lugar: Kill Bill Volume 2 (Kill Bill Vol. 2, 2004)

Briga de mulher sempre tem puxada de cabelo, certo? Errado. Em "Kill Bill Volume 2", Beatrix Kiddo (Uma Thurman) enfrenta Elle Driver (Daryl Hannah), sua última batalha antes de ficar cara-a-cara com Bill (David Carradine). Com trilha sonora do aclamado Ennio Morricone, esta é uma briga que vale a pena ser vista.




3º Lugar: Tróia (Troy, 2004)

Em terceiro lugar está uma luta mitológica: Aquiles (Brad Pitt) versus Heitor (Eric Bana). Aquiles busca a vingança de seu irmão e Heitor tenta defender o reino. A cena mostra movimentos rápidos e certeiros, ao som de uma trilha emocionante que se encaixa perfeitamente com os movimentos bruscos das espadas e escudos dos guerreiros.




2º Lugar: Matrix (The Matrix, 1999)

Um dos filmes que mais inovaram nos efeitos especiais, não poderia deixar de apresentar ótimas cenas de luta. Usando e abusando de cenas de acrobacia com fios de aço que suspendem os atores, as cenas de luta são um dos grandes atrativos desse filme, além da fotografia em "Bulletime", que dá a impressão de uma câmera girando 360 graus enquanto o movimento do ator parece congelado. Não é a toa que levou os Oscar de Efeitos Especiais Sonoros e Efeitos Especiais Visuais.
O combate final (neste filme, não na trilogia) entre Neo (Keanu Reeves) e o Agente Smith (Hugo Weaving) no metrô é espetacular. Nessa batalha não há armas, apenas punhos, braços e pernas e uma coreografia excelente.





1º Lugar: O Tigre e o Dragão (Wo Hu Cang Long, 2000)

Quando pensei nesse Top 5, lembrei automaticamente dessa cena. Dirigido por Ang Lee, "O Tigre e o Dragão" possui uma impressionante beleza cênica em suas cenas de luta. Em algumas, os personagens parecem flutuar sobre os telhados e florestas de bambus. Curiosamente, a melhor cena de luta do cinema, na minha opinião, não é protagonizada por homens, mas sim por duas mulheres: Michelle Yeoh (Yu Shu Lien) e Ziyi Zhang (Jen Yu). A acrobacia é perfeita e não há como perceber movimentos decorados. "O Tigre e o Dragão" levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para Taiwan e teve Ang Lee indicado na categoria Melhor Diretor. Esse filme deve ser visto na íntegra. Que essa cena seja apenas um aperitivo para ver o filme completo.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A inocência durante a Segunda Guerra Mundial


Volta e meia o cinema nos presenteia com ótimas adaptações de obras literárias que possuem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo da história. São exemplos clássicos: “A escolha de Sofia” (1982), “A lista de Schindler” (1993) e o recente “O leitor” (2008). A adaptação do livro de John Boyne, “O menino do pijama listrado” (2008) conta a história de Bruno (Asa Butterfiled), um menino de oito anos filho de um militar alemão, cuja família se muda da cidade de Berlim para o interior. O pai de Bruno (David Thewlis) foi recém-promovido a chefe de um campo de concentração judeu localizado próximo a sua casa. Bruno, entediado com o lugar e na falta de crianças para brincar, começa a explorar as imediações da casa. Logo ele descobre uma estranha “fazenda”, onde todos os “fazendeiros” usam a mesma roupa: pijamas listrados. Contrariando a orientação de sua mãe (Vera Farmiga), Bruno resolve ir até a “fazenda” e para a sua surpresa encontra o menino Schmuel (Jack Scanlon). Bruno fica instigado com o fato de todos na “fazenda” usarem a mesma roupa e de cada um possuir um número diferente, o que para ele seria apenas parte de um jogo. Como Schmuel é a única criança por perto, Bruno o visita frequentemente e logo nasce uma amizade entre eles.
Com um final comovente e emocionante, “O menino do pijama listrado” mostra toda a inocência de uma criança que não consegue compreender completamente as ações adultas que o cercam. Os horrores da Segunda Guerra não são explícitos como em “O pianista” (2002) e “A lista de Schindler”, eles são apenas sugeridos, e é exatamente isso que torna o filme tão forte e difícil de esquecer.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ele não está tão a fim de você



"Ele não está tão a fim de você" (He's just not that into you, 2009) conta a história de Gigi (Ginnifer Goodwin), uma eterna romântica que acredita que Conor (Kevin Conolly) é o amor de sua vida. Após um único encontro com Conor, ela decide ir atrás dele, já que Conor nunca mais a procurou. Nessa busca, Gigi conhece Alex (Justin Long), um amigo de Conor. Alex convence Gigi de que Conor nunca mais a procurará, porque é isso que os homens fazem quando não estão interessados. Após isso, Alex se torna uma espécie de conselheiro sentimental para Gigi, indicando todos os sinais masculinos de quando ele não está a fim de você ou só quer se divertir. Paralela a esta história de busca pela paixão, existem dois casais: Neil (Ben Affleck) e Beth (Jennifer Aniston), e Janine (Jennifer Connelly) e Ben (Bradley Cooper). Neil e Beth moram juntos há sete anos. Ela sonha em casar e ele não acredita no matrimônio. Já Janine e Ben são recém-casados e estão construindo a sua casa. Contudo, Ben se sente atraído por Anna, interpretada pela estonteante Scarlett Johansson, uma professora de ioga que sonha em ser cantora, e que tem um affair com Conor. Para interligar ainda mais a história, o encontro inicial entre Gigi e Conor foi arranjado por Janine, colega de trabalho de Gigi e de Beth.
Como toda comédia romantica, há separações e reconciliações e o final é extremamente previsível. No entanto, "Ele não está tão a fim de você" difere da maioria das comédias românticas por não focar exclusivamente em um único casal, mas em vários personagens com histórias que se interligam, embora algumas personagens não interajam diretamente. As cenas cômicas ficam por conta de Gigi e sua busca incansável por um cara que ligue no dia seguinte e dos depoimentos de terceiros sobre os relacionamentos que tiveram. Destaque para a personagem Mary (Drew Barrymore) que utiliza todos os tipos de tecnologias existentes para marcar um encontro ao vivo.
Com um elenco estelar jovem e uma história leve e divertida, "Ele não está tão a fim de você" é uma boa pedida para quem quer descontrair e relaxar. Bom filme!!





quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Oscar 2010... façam as suas apostas!




Foi dada a largada para a premiação mais concorrida do cinema. Ontem, dia 02/02/2010, foi divulgada a lista com os indicados ao Oscar 2010. Como era de se esperar, Avatar de James Cameron possui o maior número de indicações, nove, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Também com 9 indicações está Guerra ao Terror, dirigido pela ex-mulher de Cameron, Kathryn Bigleow. Vale lembrar que nenhuma mulher levou a estatueta de melhor direção até hoje. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, vem em segundo lugar, com sete indicações.
A categoria Melhor Filme agora consta com 10 indicações, ao invés de cinco, que é o número tradicional para as principais categorias. Dez indicados a Melhor Filme é um número muito alto, não sei se realmente foram, ou serão daqui pra frente, produzidos tantos filmes bons assim para preencher o número de indicados.




O Brasil ficou de fora da premiação. O representante nacional Salve Geral de Sergio Rezende não foi indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Contudo o cinema latino se fez presente com duas indicações nessa categoria: El secreto de sus ojos da Argentina e A teta assustada do Chile.
Algumas indicações que eu contava como certas não apareceram. Nine de Rob Marshall, só foi indicado nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante para Penélope Cruz, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção por Take it all. Com um elenco estelar e vitorioso nas edições anteriores do Oscar, como Daniel Day-Lewis (Melhor Ator por Meu Pé Esquerdo e Sangue Negro), Marion Cotillard (Melhor Atriz por Piaf), Penélope Cruz (Melhor Atriz Coadjuvante por Vicky Cristina Barcelona), Nicole Kidman (Melhor Atriz por As Horas) e Sophia Loren (Melhor Atriz por Duas Mulheres), eu esperava que fosse indicado a Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), Melhor Diretor (Rob Marshall, já que ele ressuscitou os musicais em Hollywood, com Chicago, Melhor Filme em 2002) e na categoria principal de Melhor Filme. Contudo, parece que o filme não foi muito bem recebido pela crítica estadunidense. Outra indicação que eu contava como certa era a de Hilary Swank a Melhor Atriz por Amelia, além de Clint Eastwood pela direção de Invictus. Outros diretores renomados ficaram de fora como Peter Jackson (por Um Olhar do Paraíso), os irmãos Coen (por A Serious Man) e Steven Soderbergh (por O Desinformate). Considerando os indicados, o perfeccionismo de James Cameron pode dar a ele o seu segundo Oscar de direção. Mas como nem sempre o Oscar é uma premiação justa, eu gostaria que Quentin Tarantino (por Bastardos Inglórios) levasse a estatueta nessa categoria. Já está mais do que na hora da Academia reconhecer o talento de Tarantino. Aliás, Bastardos Inglórios deve levar nas categorias Melhor Roteiro Original (Alguém já tinha imaginado uma história sobre a Segunda Guerra Mundial como a contada por Tarantino? Duvido muito.), além do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Christoph Waltz, perfeito no papel de caçador de judeus.



Na categoria Melhor Atriz, parece que a disputa vai ser entre Sandra Bullock (por Um Sonho Possível) e Meryl Streep (por Julie & Julia). Meryl recebe a sua 16ª indicação, batendo o recorde de indicações da história do Oscar na categoria Melhor Atriz. Tomara que ela não fique mais uma vez sentada na poltrona...



Na categoria Melhor Filme é difícil fazer uma previsão. Os especialistas dizem que os favoritos são mesmo Avatar e Guerra ao Terror. Avatar deve levar em todas as categorias técnicas a que concorre. Considerando os últimos vencedores da principal categoria, não acredito muito que Avatar leve o Oscar de Melhor Filme. A Academia tem privilegiado filmes independentes (como Quem Quer Ser um Milionário) e até mesmo violentos (Como Onde os fracos não tem vez). Se for assim, a disputa fica entre Guerra ao Terror e Bastardos Inglórios.



Suposições e mais suposições... o negócio é mesmo esperar a entrega do prêmio dia 07 de março.
Confira abaixo a lista completa com os indicados ao Oscar 2010:

Melhor filme

"Avatar"

"Um sonho possível"

"Distrito 9"

"Educação"

"Guerra ao terror"

"Bastardos Inglórios"

"Preciosa"

"Um homem sério"

"Up - Altas aventuras"

"Amor sem escalas"

Melhor direção
James Cameron, “Avatar"
Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”
Quentin Tarantino, “Bastardos inglórios”
Lee Daniels, “Preciosa”
Jason Reitman, “Amor sem escalas”

Melhor ator
Jeff Bridges, “Coração louco”
George Clooney, “Amor sem escalas”
Colin Firth, “A single man”
Morgan Freeman, “Invictus”
Jeremy Renner, “Guerra ao terror”

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, “Invictus”
Woody Harrelson, “The messenger”
Christopher Plummer, “The last station”
Stanley Tucci, “Um olhar do paraíso”
Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”

Melhor atriz
Sandra Bullock, "Um sonho possível"
Helen Mirren, “The last station”
Carey Mulligan, “Educação”
Gabourey Sidibe, “Preciosa”
Meryl Streep, “Julie & Julia"

Melhor atriz coadjuvante
Penélope Cruz, “Nine”
Vera Farmiga, “Amor sem escalas”
Maggie Gyllenhaal, “Coração louco”
Anna Kendrick, “Amor sem escalas”
Mo’Nique, “Preciosa”

Melhor animação

“Coraline”
“O fantástico Sr. Raposo”
“A princesa e o sapo”
“O segredo de Kells”
“Up – Altas aventuras”

Melhor filme estrangeiro
“Ajami”
“El secreto de sus ojos”
“The milk of sorrow”
“Un prophète”
“A fita branca”

Melhor direção de arte
“Avatar”
“O mundo imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“Sherlock Holmes”
“The young Victoria”

Melhor cinematografia
“Avatar”
“Harry Potter e o enigma do príncipe”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“A fita branca”

Melhor figurino
“Bright star”
“Coco antes de Chanel”
“O mundo imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“The young Victoria”

Melhor edição
“Avatar”
“Distrito 9”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“Preciosa”

Melhor maquiagem
“Il Divo”
“Star trek”
“The young Victoria”

Melhor trilha sonora
“Avatar”
“O fantástico Sr. Raposo”
“Guerra ao terror”
“Sherlock Holmes”
“Up – Altas aventuras”

Melhor canção
“Almost there”, “A princesa e o sapo”
“Down in New Orleans”, “A princesa e o sapo”
“Loin de Paname”, “Paris 36”
“Take it all”, “Nine”
“The weary kind”, “Crazy heart”

Melhor roteiro original
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“The messenger”
“Um homem sério”
“Up – Altas aventuras”

Melhor roteiro adaptado
“Distrito 9”
“Educação”
“In the loop”
“Preciosa”
“Amor sem escalas”

Melhores efeitos visuais
“Avatar”
“Distrito 9”
“Star trek”

Melhor som
“Avatar”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“Star trek”
“Transformers: A vingança dos derrotados”

Melhor edição de som
“Avatar”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“Star trek”
“Up – Altas aventuras”

Melhor documentário
“Burma VJ”
“The cove”
“Food, Inc.”
“The most dangerous man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon papers”
“Which way home”

Melhor documentário em curta-metragem
“China’s unnatural disaster: The tears of Sichuan province”
“The last campaign of governor Booth Gardner”
“The last truck: Closing of a GM Plant”
“Music by Prudence”
“Rabbit à la Berlin”

Melhor curta-metragem
“The door”
“Instead of Abracadabra”
“Kavi”
“Miracle fish”
“The new tenants”

Melhor curta-metragem de animação
“French roast”
“Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty”
“The lady and reaper”
“Logorama”
“A matter of loaf and death”