quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os 5 finais mais surpreendentes do Cinema

Listas sobre qualquer coisa sempre dão o que falar. Já que todo mundo faz uma lista dos 10 ou 20 mais ou melhores sei lá o que, eu resolvi eleger os cinco (sim só 5 mesmo, meu conhecimento não é tão grande assim) finais mais surpreendentes do cinema. Então lá vamos nós:

5º Lugar: Hair (Hair, 1979)

Como bem disse Marcelo Janot uma vez: "Com uma trilha sonora antológica", esse filme conta a história de Claude (John Savage) que sai do interior para ir lutar no Vietnã. Em Nova York conhece um grupo de hippies liderados por Berger (Treat Williams) (foto acima) e uma moça de família rica, Sheila (Beverly D'Angelo), por qual Claude se apaixona. Encurtando a história, Claude vai para o treinamento militar um pouco antes de ir para o Vietnã e os seus amigos hippies e Sheila vão resgatá-lo da vida militar. Tramam uma estratégia para conseguir entrar no campo de instrução e é aí que vem o final surpresa do filme. A cena final com uma multidão cantando o clássico Let the sunshine in na frente da Casa Branca fecha o filme com chave de ouro. Vale a pena conferir...

4º Lugar: Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958)


É claro que na minha lista tinha que ter um filme do Hitchcock. Este que em várias listas especializadas está entre os 10 melhores filmes de todos os tempos, conta a história do detetive Scottie (James Stewart, o mesmo de Janela Indiscreta) que se aposenta após deixar um companheiro de polícia cair de um prédio, devido ao seu medo de altura, que acaba o deixando com vertigem (daí o nome em inglês do filme). Gavin (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar a sua mulher Madeleine (Kim Novak), a qual tem um comportamento suicida e não lembra de coisas recentes que acaba de fazer. No desenvolver da história, Scottie acaba se envolvendo com Madeleine, mas novamente devido ao seu medo de altura, não consegue impedir o suicídio de Madeleine. Acontece que um tempo depois, surge Judy (Kim Novak), uma moça idêntica a Madeleine. Será que Scottie está tendo alucinações? Judy seria uma irmã gêmea de Madeleine? Bom, descubra o segredo da morte de Madeleine e a cura do trauma de Scottie vendo esse filme que, com certeza, possui um dos finais mais surpreendentes do cinema.

3º Lugar: Os Outros (The Others, 2001)

É normal que em uma lista de filmes sobre os finais mais surpreendentes seja dominada por filmes de suspense. Afinal, esse é combustível que leva o telespectador ficar sentado por um bom tempo até descobrir o que realmente está acontecendo. Os Outros é um filme que te deixa ligado do começo ao final, e no final ele te deixa de boca aberta. O filme conta a história de Grace (Nicole Kidman) e seus dois filhos, Charles (Christopher Eccleston) e Anne (Alakina Mann), que vivem isolados de tudo e de todos numa mansão sombria. Quando Grace contrata três empregados para a ajudarem a tomar conta da casa, situações estranhas começam a acontecer. A partir daí Grace parte em busca de quem são "os outros" que a querem fora da sua própria casa. O clímax do filme, obviamente, é a parte final, um final totalmente inesperado! O clima criado pela fraca iluminação, já que os filhos de Grace não podem ter contato com luz, é um dos pontos altos do filme, o que proporciona excelentes takes e truques de iluminação. Com certeza, um dos melhores filmes recentes de suspense. Mas a graça dele é só na primeira vez!!

2º Lugar: Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006)

Pode parecer estranho esse filme estar nessa lista. Mas uma coisa que eu sempre digo: "O melhor do filme é o final". E esse filme me ganhou no final. Eu quase dormi a primeira vez que eu vi, mas quando chegou no fim, eu entendi a genialidade do filme. Uma pena que não ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2007 (naquele ano, o prêmio foi para Os Infiltrados, de Martin Scorsese, que com certeza não é o melhor filme dele). Mas a Academia não tem sido coerente há muito tempo....(um dia eu ainda escrevo sobre isso). A história é sobre uma família norte-americana formada pelo pai obcecado pela vitória, Richard (Greg Kinnear), mas que na verdade é um perdedor total, a mãe Sheryl (Toni Collette), o filho mais velho que fez voto de silêncio e é fissurado em Nietzsche, Dwayne (Paul Dano), o avô viciado em heroína (Alan Arkin), o irmão de Sheryl, um escritor homossexual suicida, Frank (Steve Carrel) e a pequena barrigudinha Olive (Abigail Breslin). A história começa quando Olive é chamada para um concurso de beleza infantil, o Pequena Miss Sunshine, e a família parte para a Califórnia realizar o sonho da filha. Durante a ida, em uma kombi que só pega no tranco, vários problemas familiares vem à tona. Finalmente, na hora da apresentação solo de Olive no concurso, o mais inesperado e incrível acontece. É um filme com uma história simples e excelentes interpretações, com destaque para Abigail Breslin, indicada a melhor atriz coadjuvante, e Steve Carrel, um ator reconhecidamente de comédia, mas que se saiu muito bem, além de Alan Arkin (o avô), que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Realmente um filme pra ser ver e rever. Nesse, ver o final não é motivo para não voltar a vê-lo.


1º Lugar: Psicose (Psycho, 1960)


Obviamente o primeiro lugar tinha que ser um filme de suspense. E no quesito suspense e finais surpreendentes, ninguém supera Alfred Hitchcock (é, já ta ficando repetitivo...). Em Psicose, a obra máxima de Hitchcock na minha opinião, o suspense percorre todo o filme a partir do momento em que a secretária Marion Crane (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares do seu chefe, foge a acaba passando o pernoite em um motel de beira de estrada. Quem a recebe é o dono do motel, Norman Bates (Anthony Perkins). Ele mora sozinho com a sua mãe e não costuma receber muitas visitas. Esse filme possui uma das cenas mais clássicas da história do cinema, quando a secretária é morta a facadas durante o banho com aquela música penetrante, virou sinônimo de cena de suspense. A partir dai o que se desenrola é a busca de Lila (Vera Miles) e Sam (John Gavin), respectivamente a irmã e o affair de Marion, pela secretaria desaparecida. Para descobrirem o que aconteceu com Marion eles se hospedam no motel e acabam mergulhando num mundo sombrio e doentio vivido por Norman Bates e sua mãe. Nenhum outro filme me deixou tão perplexo no final como esse. Para mim o final mais surpreendente da história do cinema!!! Esse sim é obrigatório para qualquer um que goste de cinema. Mas vejam a versão original em preto e branco (já tinha a opção de gravar colorido, mas Hitchcock preferiu em preto e branco para não parecer tão sangrento, e isso não altera em nada a qualidade do filme).

Bom, essa foi a minha lista e as minhas recomendações...Bom filme!!!


2 comentários:

  1. Dae marcelinho!!
    virei teu seguidor! hehe
    achei mto legal tua ideia!!
    hum....to tentando lembrar de outros finais pra te ajudar...por exemplo..acho q eu colocaria o sexto sentido no lugar do Os Outros..pq eh semelhante, foi lançado primeiro e eh igualmente surpreendente!
    outro...uma cena q eu nao imaginava era aquele loco levantando no final dos jogos mortais 1..haha
    outro estilo de final q eu curto eh por exemplo de 11 homens e um segredo (refilmagem do de 1960)...eh legal ver o desdobramento do plano deles...
    hum...se eu lembrar de mais algum coloco aqui..
    abraçao!

    ResponderExcluir
  2. Dae Leopoldo!!! Que bom que gostou do blog...
    Pois eh, eu lembrei do Sexto Sentido, só que me fizeram o favor o contar o final dele antes de eu ver, então pra mim não foi surpreendente hehe.
    E depois que eu postei que eu lembrei do primeiro Jogos Mortais, sem dúvida também é um dos finais mais surpreendentes...

    Valeu pelo apoio...
    Abração

    ResponderExcluir