terça-feira, 9 de junho de 2009

Why so serious?


Desde 2000, virou febre hollywoodiana fazer filmes sobre super-heróis, já que o alto faturamento de X-Men (2000) e Homem-Aranha (Spiderman, 2002) impulsionou a nova onda. Tirando algumas exceções, esses filmes têm sido bem feitos, e um bom entretenimento para quem quer simplesmente passar o tempo. E nessa nova onda, fizeram novas versões de heróis que já possuiam filmes, como Batman e Hulk (esse sim, lamentável).
A nova "safra" do Batman começou em 2003 com Batman Begins, e recentemente foi lançado Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008). Todo mundo deve lembrar dos primeiros filmes do Batman, feitos no final dos anos 80 e começo dos 90 por Tim Burton (o mesmo que dirigiu Edward, Mãos de Tesoura). Nesses filmes, o foco central era em cima dos vilões. Quem não lembra de Jack Nicholson como o Coringa no primeiro Batman (1989) e de Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato em Batman - O Retorno (Batman Returns, 1992). Os outros dois filmes (Batman Eternamente, 1995 e Batman & Robin, 1997) são completamente dispensáveis. As histórias são fracas e as interpretações de Val Kilmer (Batman Eternamente) e de George Clooney (Batman & Robin) como o homem-morcego são lamentáveis.
Bom, felizmente os dois últimos filmes sobre o homem-morcego, mostram um Batman mais "denso" e histórias bem mais interessantes. Principalmente no segundo filme, onde ele se vê entre o papel de vilão e de herói de Gotham City. Mas o que vale a pena mesmo nesse filme é o Coringa (Heath Ledger). A interpretação dele é espetacular (merecido o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante). O Coringa de Jack Nicholson era mais engraçado e não era um personagem tão sádico. Heath Ledger deu vida a um Coringa com uma carga psicológica densa, e ele usa essa mente psicótica como forma de intimidar e perturbar quem quer que atravesse o seu caminho, e principalmente o seu arqui-inimigo. Um dos pontos altos do filme, na minha opinião, é o diálogo entre Coringa e o Batman (Christian Bale) durante a prisão do Coringa. Na frase "You complete me" (Você me completa) dita por Coringa pro Batmanm pode-se perceber o seu espírito caótico e psicótico.
Qualquer comentário que eu fizer sobre a atuação de Heath vai soar repetitivo, mas eu não consegui nenhuma outra descrição senão visceral. Vale muito a pena conferir. Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário