quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os 5 melhores filmes com Tom Hanks

Voltando as listas dos cinco melhores filmes, dessa vez resolvi homenagear um dos melhores atores de Hollywood, Tom Hanks. Ele começou a sua carreira nos anos 80, onde a maioria dos seu filmes eram de comédia (Meus Vizinhos São um Terror, um clássico da Sessão da Tarde) e comédia romântica (Splash – Uma Sereia em minha Vida). Sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Ator foi pelo filme Quero Ser Grande (Big, 1988). Nos anos 90 começou a interpretar papéis mais sérios e densos. À primeira vista parece fácil selecionar cinco melhores filmes com Tom Hanks, mas a sua filmografia inclui aproximadamente 40 filmes. O objetivo desse Top 5, não é listar as suas cinco melhores atuações, mas os cinco melhores filmes que contaram com a presença dele. Pode-se dizer que a minha lista foi um tanto quanto clichê, mas se é clichê é porque deu certo.

5º Lugar: Náufrago (Cast Away, 2000)

Você sobreviveria sozinho em uma ilha deserta? Essa é a pergunta que pode ser feita ao assistir Náufrago. O filme conta a história de Chuck, um funcionário da empresa FedEx que devido a um acidente aéreo se vê completamente sozinho em uma ilha deserta. O filme desperta algumas curiosidades sobre o comportamento humano, como desde aprender a pescar apenas com uma lança (algo no mínimo inusitado para alguém tipicamente urbano) até a criação imaginária de um amigo (pra quem não lembra somos animais sociais). Quem não se lembra do Sr. Wilson, uma bola com rosto desenhada a mão e que acaba fazendo companhia para Chuck. A amizade entre os dois é tamanha que próximo ao final do filme quando Chuck constrói uma barca para deixar a ilha e voltar para a cidade, as fortes ondas acabam derrubando Wilson no oceano, mas mesmo sendo apenas uma bola, Chuck enfrenta os fortes ondas para resgatar o amigo. A idéia do filme deu tão certo, que até em Madagascar (2005) aparece um Wilson fazendo companhia para o leão narcisista Alex. Além dessas situações, o personagem de Tom Hanks vivencia a extração de um dente sem anestesia e feita por ele próprio.

Tom Hanks comprova ser um excelente ator, segurando praticamente sozinho a platéia durante mais de duas horas de filme. Foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2000 pelo filme, mas acabou perdendo para Russel Crowe por Gladiador (Gladiator, 2000) Além da excelente atuação de Hanks, a história é bastante simples e comovente. Vale muito a pena ver e rever essa obra.


4º Lugar: Prenda-me se for Capaz (Catch me if you can, 2002)


Uma mesma pessoa ser professor, médico, advogado e co-piloto de avião. E tudo isso antes de completar 18 anos. Um gênio alguns dirão. Pode-se até chamá-lo assim, contando que ele não terminou o ensino médio e não pisou em nenhuma faculdade. Ele é na verdade um personagem real, Frank Abagnale Jr., vivido no filme por Leonardo DiCaprio. Frank com apenas 16 anos começa a praticar golpes milionários falsificando cheques e acaba despertando a ira de um agente do FBI, Carl Hanratty (Tom Hanks), que não pretende descansar enquanto não ver o golpista atrás das grades. Dirigido por Steven Spielberg, o filme traça um panorama da vida de Frank, desde o começo até a captura pelo agente do FBI (não se preocupem, esse não é o final do filme). As situações vividas por Frank e as artimanhas que ele utiliza para enganar as pessoas são os pontos altos do filme. O que fica é a intensa capacidade de sobrevivência do personagem de DiCaprio, capaz de reduzir qualquer um de nós a meras crianças inocentes. Altamente recomendável.



3º Lugar: Filadélfia (Philadelphia, 1993)


Em terceiro lugar está o filme que deu a Tom Hanks seu primeiro Oscar de Melhor Ator. Filadélfia conta a história do advogado Andrew (Tom Hanks), que trabalha numa famosa firma de advocacia na cidade de mesmo nome do filme. Andrew é homossexual e vive com seu parceiro Miguel (Antonio Banderas). Por medo do preconceito, Andrew esconde a sua opção sexual. No decorrer da história, Andrew descobre ser portador do vírus HIV, os sintomas começam a aparecer e a notícia rapidamente se espalha na empresa. Por puro preconceito, seus colegas de trabalho acabam sabotando seu trabalho e ele acaba sendo despedido. Inconformado com a situação, Andrew busca meios legais de processar a firma. Depois de muitos advogados recusarem a sua causa, ele se encontra com o advogado Joe Miller (Denzel Washington) que aceita o caso. O próprio Joe, na verdade é homofóbico, mas não deixa transparecer claramente. O que se segue no filme é a busca judicial por danos morais causados a Andrew, a exposição do preconceito da sociedade, tanto em relação aos homossexuais como aos portadores de HIV, e o constrangimento pela exposição de partes íntimas da sua vida pessoal. Além do Oscar de Melhor Ator, o filme também venceu na categoria Melhor Canção Original (Streets of Philadelphia de Bruce Springsteen). Mais um filme clássico de Tom Hanks. Recomendadíssimo.


2º Lugar: Forrest Gump, O Contador de Histórias ( Forrest Gump, 1994)


Os últimos quarenta anos da história dos Estados Unidos contadas por um homem que não é o típico herói americano. Esse é o pano de fundo de Forrest Gump, O Contador de Histórias. A história começa com Forrest (Tom Hanks) sentado num ponto de ônibus e começa a contar a sua história para quem senta ao seu lado. O filme traça um panorama desde a sua infância conturbada, onde ele tinha dificuldade para andar, mas mesmo assim ensinou a Elvis Presley a sua famosa dança, passando por sua adolescência, onde era alvo constante dos colegas até a sua vida adulta. O filme mostra a participação de Forrest nos principais acontecimentos históricos dos Estados Unidos, como a revolução hippie, a Guerra do Vietnã e o Caso Watergate, e mostra até um aperto de mãos entre Forrest Gump e o presidente Kennedy. Ele ainda se encontra com Nixon e John Lennon. O filme é memorável do começo ao fim, e poderia gastar muitas linhas falando sobre ele, mas, sobretudo o que fica é a busca pela realização dos seus sonhos. Quem não se lembra das várias cenas de Forrest correndo, tanto na rua como no time de futebol americano (“Go Forrest”, gritava a torcida). Apesar de ser considerado pouco inteligente, no decorrer da história ele é elevado a categoria de herói. O filme deu a Hanks o seu segundo Oscar de Melhor Ator, no ano seguinte após ter ganhado por Filadélfia. Somente Tom Hanks e Spencer Tray ganharam dois Oscar consecutivos. O filme ganhou seis Oscar das 13 categorias a que foi indicado: Melhor Filme, Melhor Diretor para Robert Zemeckis, Melhor Ator para Tom Hanks, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição. Destaque para Sally Field, numa pequena participação como a mãe de Forrest Gump. Como diz Forrest ao longo do filme “Idiota é quem faz idiotice”. Então, não seja um idiota e veja ou reveja esse clássico!


1º Lugar: À Espera de um Milagre (The Green Mile, 1999)



Baseado no livro homônimo de Stephen King, À Espera de um Milagre conta a história de um corredor da morte chefiado por Paul Edgecomb (Tom Hanks) em 1935 em Louisiana. A história começa quando a prisão recebe um prisioneiro negro, John Coffey (Michael Clarke Duncan), acusado, pela morte e estupro de duas meninas. John Coffey [“Se fala como café, mas se escreve diferente”] possui estranhos poderes de cura e um comportamento que chega a ser infantil em determinados momentos. No decorrer do filme, os próprios homens que irão levá-lo para a cadeira elétrica acabam em dúvida da real culpa de Coffey. O filme humaniza alguns prisioneiros, o que faz com que cativem a platéia. Um dos pontos altos do filme é o ratinho Mr. Jingles, que acaba se tornando a mascote tantos dos prisioneiros como dos guardas. Foi um dos filmes que mais me emocionaram até hoje, mostrando personagens que vão desde a injustiça à mesquinharia e outros onde a amizade e a compaixão são os sentimentos de realmente importam. A cena em que Coffey é levado para a cadeira elétrica é no mínimo comovente. O filme mexe com sentimentos que vão da indignação a mais pura ternura pelos personagens. Realmente, um belo filme. O melhor filme de Tom Hanks, na minha opinião, não levou nenhuma estatueta, mas foi indicado nas categorias Melhor Filme (perdeu para Beleza Americana, realmente um páreo duro), Melhor Ator Coadjuvante para Michael Clarke Duncan, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado. Altamente recomendável. Bom filme!


6 comentários:

  1. boa lista, nao trocaria ordem de nehum deles mesmo!

    ResponderExcluir
  2. a lista está muito boa, só colocaria "O Náufrago" numa posição melhor, quem sabe em 2º ou 3º lugar e incluiria na lista "O terminal".

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, "O terminal" é um bom filme, no mínimo original. Mas acho que as histórias dos outros filmes são mais interessantes. Eu prefiria, ainda "O Resgate do Soldado Ryan" ao "O terminal". Mas claro, são só opiniões. Obrigado pelo comentário. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. faz uma lista dos 10 melhores do tom hanks, pq o codigo da vinci e anjos e demonios ele ta demais tb

    ResponderExcluir
  5. Trocaria o " Prenda-me Se for capaz" por " Quero ser Grande" simplesmente um clássico! que se imortalizou com a belíssima cena do piano!

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida seus melhores filmes, tambem Sully é maravilhoso. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção, adoro ver como os adaptam para a tela grande. Particularmente Sully Filme adorei, o elenco é maravilhoso. A história é impactante, sempre falei que a realidade supera a ficção.

    ResponderExcluir