quarta-feira, 16 de junho de 2010

Falta de criatividade é a marca deste primeiro semestre em Hollywood

Meio ano já se passou e Hollywood até agora não apresentou nenhum filme digno do adjetivo original ou interessante. O que temos visto de janeiro até agora é uma sucessão de idéias antigas que foram reaproveitadas ou vistas por um novo ângulo, mas de original mesmo, muito pouco! Para começar, vamos analisar alguns dos remakes feitos até agora:

Fúria de Titãs (Clash of the Titans)

Refilmagem do clássico de 1981, essa nova versão se apóia nos efeitos efeitos especiais e na onda 3-D para alavancar a bilheteria. O filme conta a trajetória de Perseu (interpretado pelo protagonista de Avatar, Sam Worthington) para salvar a cidade de Argos que será destruída pelo monstro Kraken. Os efeitos especiais são até bons, o problema é que tudo é só efeito especial. A história é mostrada de forma ismiuçada, impedindo a platéia de raciocinar o mínimo que seja. Minha maior curiosidade era saber como fariam a cena em que Perseu enfrenta Medusa, a temida górgona que transforma em pedra qualquer um que olhe em seus olhos. Para minha decepção, colocaram uma Medusa de rosto angelical (onde já se viu?). A cena prima pelos efeitos especiais e não pelo suspense. Lamentável. Embora a versão original tenha sido gravada com animação stop motiom, ela é muito superior a este remake, que de original não tem nem a versão em 3-D, já que o filme foi convertido após as filmagens.

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)

Um dos filmes mais esperados do ano, com a visão um tanto quanto sombria de Tim Burton. O filme é como uma sequência do clássico desenho da Disney de 1951. Se no desenho, Alice era uma menina que de repente se vê num mundo completamente diferente do real e que simplesmente acorda de um sonho no final, na obra de Burton, Alice é uma mulher adulta, que entra na País das Maravilhas com uma missão a cumprir: derrotar a Rainha Vermelha. Também com versão em 3-D, os efeitos são bons e a direção de arte é excelente. A Alice (Mia Wasikowska) está bem no papel-título do filme, mas quem rouba a cena é mesmo Johnny Depp e seu Chapeleiro Maluco. O filme não é ruim e merece ser visto, embora quem deseje entender todas as histórias e teorias criadas a partir da história de Alice no País das Maravilhas, como a Teoria da Rainha Vermelha, deve ver o original de 1951.

Esses foram só os remakes que eu fiquei curioso de ver, mas ainda tem O Lobisomen (remake do clássico de 1941) e Robin Hood (em mais uma versão, dessa vez sob o olhar de Ridley Scott). Outro remake que ainda está por estrear nos cinemas é Karatê Kid, dessa vez estrelado por Jackie Chan, que nessa versão treina um pobre menino negro. Para piorar a situação, ouvi boatos, e realmente espero que sejam boatos, que pretendem refilmar Ghost, com Will Smith no papel de Sam, interpretado por Patrick Swayze na versão original, além de Os Pássaros de Hitchcock e Casablanca. Realmente, algumas obras deveriam permanecer intocadas para sempre. Em dezembro, deve (re)estrear A Bela e a Fera, a animação clássica da Disney, dessa vez na versão 3-D. Acho que Hollywood está exagerando. Na verdade, relançar clássicos em 3-D só tem um objetivo claro: bilheteria. É o que também está fazendo James Cameron com Titanic 3-D.

Isso só de refilmagens, mas parece que boa parte do cinema de 2010 foi e vai ser em cima de sequências de filmes de sucesso. As sequências começaram com Homem-de-Ferro 2, com Robert Downey Jr. mais uma vez incorporando o papel do homem metálico, além da aguardadíssima sequência (pelo público feminino) de Sex and the City 2, que agora traz Penélope Cruz no elenco.

As animações de sucesso não poderiam ficar de fora. Toy Story 3 traz novamente, depois de um longo regime de tempo, os brinquedos Woody e Buzz Lightyear em novas aventuras em 3-D depois que seu dono cresceu. Também em 3-D, a aguardada sequência final do ogro mais simpático do cinema, Shrek Para Sempre. O filme é bom, achei melhor que o Shrek Terceiro, mas o ogro e sua trupe já dão sinais de cansaço, e investir em mais uma sequência seria desgastar o carisma criado por todos os personagens do filme. Toy Story 3 deve estrear no cinema dia 18 de junho e Shrek para Sempre em julho.




Mas isso ainda não é tudo. O segundo semestre continua com as suas sequências em busca de bilheterias exorbitantes. A Saga Crepúsculo estréia Eclipse, a terceira sequência da franquia hormonal adolescente em ascensão. Deve bater recordes de bilheteria novamente, já que a segunda sequência, Lua Nova, foi o filme com maior arrecadação no dia de estréia. Realmente o público adolescente é um mercado consumidor ávido, embora precise melhorar o gosto. Outras sequências que devem ser lançadas até o final do ano:

Resident Evil Recomeço
Wall Street 2
Deu a louca na chapeuzinho 2
Tropa de Elite 2
Jogos Mortais 7
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
As Crônicas de Nármia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

E agora vem a ponta do iceberg lançada na última postagem: Titanic 2. Sim isso mesmo. Vão afundar o navio mais uma vez. Nessa pseudo-continuação, um transatlântico batizado de Titanic 2 em homenagem ao seu antecessor, também é atingido por um iceberg. O diferencial (se é que se pode usar essa palavra) é que desta vez, um tsunami no mar faz mover um imenso iceberg e este iceberg se choca ao navio. O resto todo mundo já sabe. Isso sim é a mais pura falta de criatividade. Tanto que o filme nem vai ser lançado no cinema, ele já sai direto em versão de DVD. Ainda bem, quem será que pagaria para ver esse filme? Ou pior, quem compraria o DVD?

Voltando ao mundo real.... Claro, algumas obras como As Crônicas de Nármia e Harry Potter seguem o seu rumo natural de multi-sequência, mas outras são caça-níqueis explícitos. Contudo, alguns filmes merecem destaque e devem ser vistos. Tirando os indicados ao Oscar, Invictus e Um Olhar do Paraíso, ambos excelentes, um dos melhores filme que eu vi até agora foi Ilha do Medo, o novo filme de Martin Scorsese. Nesse suspense psicológico estrelado por Leonardo DiCaprio, Scorsese nos leva à uma ilha sombria cercada de mistérios onde fica instalada um hospital psiquiátrico. Foi o filme mais diferente de Scorsese, abordando temas pouco usuais em sua obra como a loucura. Sem falar no ótimo final.



Outro filme que merece ser visto é a comédia de humor negro Zombilândia. Zumbis sempre são temas recorrentes no cinema, mas essa visão misturando comédia e horror é uma receita de diversão garantida. Woody Harrelson comanda um grupo de sobreviventes que tentam escapar a todo preço dos ataques zombis. Destaque para Abigail Breslin, a eterna pequena Miss Sunshine, e para a participação especial com final cômico (e trágico) de Bill Murray, interpretando ele mesmo. Vale a pena conferir.



No mais, espero que o cinema hollywoodiano dê uma melhorada nos roteiros e na sua criatividade. Até a próxima!

7 comentários:

  1. Agora sinceramente não me lembro como descobri o seu blog, só sei que foi uma feliz descoberta. Parabéns pelo que você escreve, adoro cinema, não nego que sou bem iniciante, mas esforçada rs. Sempre passo por aqui pra ver se há algo de novo. Mais uma vez, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, otimo conteudo sobre o mundo do cinema.Também tenho um blog, faz uma visita:

    http://discoveryblog-documentarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, oi Igor!!
    Muito obrigado. Foi uma grata surpresa receber os comentários de vocês. Fico muito feliz mesmo.

    Igor, muito legal o seu blog!! Interessantíssimo. Como biólogo, vou visitar sempre.

    Grande abraço pra vocês dois e mais uma vez obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu fique simplismente put* com essa coisa de titanic 2, é estupido, mexer com uma coisa que ja afundou uma vez. Titanic merece mais respeito.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Mico, tu visse os mercenarios ja? (the expendables). Parece a boa pedida desse novo semestre...ando atrasada em filmes...buaaa

    ResponderExcluir
  6. Oi Daia!!!
    Tá atrasada mesmo, "Os mercenários" inclusive já saiu de cartaz. Mas pagar pra ver o Sylvester Stallone é fogo, hehehehe. Tu tem que ver "A origem", é bom pra car...
    Bjao

    ResponderExcluir
  7. Concordo contigo em partes sobre o filme " Furia " de Titans, acho mesmo que pegaram pesado nos efeitos especias, quanto a gorgona medusa, eu achei que foram muito fiéis nas caracteristicas da mesma; braço de bronze, corpo de serpente, arco e flexa .. e graças a Deus não ficaram só no "cabelo", o rosto "angelical" deve ter ficado por conta da gorgona ter sido uma das mais lindas mulheres da mitologia. Só nao gostei mt de alguns detalhes .. mais, enfim .. Parabéns pelo blog
    beijos

    ResponderExcluir