sábado, 10 de julho de 2010

Top Five: Adolescentes

Tida como uma das fases mais controversas da vida, adorada por uns e odiada por outros, a adolescência é uma fase de mudança e firmação da personalidade humana. Uma fase cercada por medos, receios e incertezas, revolta e experimentações dos mais variados tipos. Com um grande misto de sensações, essa fase fornece para o cinema enredo para excelentes histórias, que vão desde a comédia ao drama. Alguns diretores se destacaram notadamente abordando filmes para e sobre adolescentes. O mais evidente com certeza é John Hughes, um dos nomes mais aclamados do cinema dos anos 80, que produziu e dirigiu clássicos adolescentes como "Curtindo a vida adoidado", "A garota de rosa choque" e "O clube dos cinco". Esse Top Five indica os cinco melhores filmes com temática adolescente.

5º Lugar: Juno (Juno, 2007)

Abordando um tema bastante atual, Juno (Ellen Page) é uma menina de 16 anos que engravida logo na sua primeira vez do seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Decidida a não levar essa gravidez adiante ela decide imediatamente fazer um aborto. Chegando na clínica, ela desiste e resolve então, continuar com a gravidez. Pensando não ter maturidade suficiente, ela busca um casal perfeito para adotar seu filho. Encontra, então, o jovem casal Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que parece que irão resolver todos os problemas de Juno. Ao abordar temas delicados como a gravidez na adolescência, aborto e adoção o filme é exato e sem idealizações. Interessante notar o comportamento dos colegas de classe de Juno à medida que sua barriga cresce. O roteiro do filme é digno de nota, sendo premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original, mas o grande destaque do filme é, sem dúvida, a atuação de Ellen Page. Uma atuação extremamente natural que lhe rendeu a sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz e para mim é uma das melhores jovens atrizes que surgiu nos últimos tempos. Juno também foi indicado a Melhor Filme e Melhor Diretor para Jason Reitman. Realmente vale a pena conferir.

4º Lugar: Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986)

Realmente uma postagem sobre adolescentes sem a presença de Ferris Bueller não seria possível. Aparecendo pela terceira vez nos Top Five, "Curtindo a vida adoidado" reflete tudo aquilo que um adolescente normal gostaria de fazer: matar aula num dia ensolarado, aproveitar o que a cidade oferece de melhor e, o melhor de tudo, não ser pego! Além da mensagem de aproveitar a vida, dita no começo do filme e repetida no final, o filme questiona algumas ordens sociais como o casamento e a relação pai/filho, fato que fica evidente durante os diálogos de Cameron (Alan Ruck) com Ferris (Matthew Broderick). Outro ponto alto do filme é a crítica em relação aos métodos de ensino: aulas chatas e sonolentas abordando temas nem um pouco interessantes para quem está com 16 ou 17 anos. Por mais que o filme passe a ideia de aproveitar o dia, um dos locais visitados por Ferris, Sloane (Mia Sara) e Cameron é um museu, comprovando que cultura também é divertimento. Fato é que hoje em dia os jovens só vão a museus se forem obrigados pela escola. Dirigido por John Hughes, este filme é um clássico com cenas igualmente clássicas como a dança no desfile das ruas de Chicago, o acidente com a Ferrari na garagem do pai de Cameron, até o empolgante final com Ferris correndo para chegar em casa antes das 18 horas e o encontro de Jeanie (Jennifer Gray) e um deliquente (Charlie Sheen) na delegacia. Um filme alegre e divertido que o tempo só fez melhorar, sendo visto e revisto por admiradores de Ferris por todo o mundo. "Save Ferris!"

3º Lugar: Juventude Transviada (Rebel Without a Case, 1955)

Estrelado por um dos maiores ícones do cinema, James Dean, "Juventude Transviada" conta a história de Jim Stark (Dean) que se muda com a família para uma nova cidade, tendo como foco a aparente rebeldia "sem causa", como sugerido no nome original e pessimamente traduzido para o português. A rebeldia de Jim deve-se a apatia de seu pai frente às decisões autoritárias de sua mãe. Essa rebeldia é extravasada na forma de rachas, brigas, álcool e cigarros. Na delegacia, Jim se interessa por Judy (Natalie Wood), que é ignorada pelo pai. Completa o elenco principal, o jovem Plato (Sal Mineo), que foi praticamente criado pela empregada, durante as ausências paternas. Com tantas afinidades, surge uma amizade tão intensa entre os três, que eles a vêem como a substituta de suas famílias problemáticas. Assim como em outros filmes retratando a adolescência, boa parte do comportamento dos jovens é fruto do relacionamento e da forma como vêem os seus pais.

O valor do filme está no fato de que foi um dos primeiros a tratar do tema rebeldia na juventude e expor as suas causas e consequências. Um fato misterioso que envolve esse filme foi a morte pré-matura dos três protagonistas: James Dean em acidente de carro, Natalie Wood afogada e Sal Mineo assassinado. Para quem gosta de filmes clássicos, "Juventude Transviada" é um prato cheio. Vale a pena conferir.

2º Lugar: Preciosa, uma história de esperança (Precious: Based on the Book "Push" by Sapphire, 2009)

Preciosa (Gabourey Sidibe), 16 anos, negra, gorda, pobre, abusada pelo pai, desrespeitada pela mãe e grávida do próprio pai pela segunda vez. Ao ler essa descrição, o leitor pode achar que esse filme é deprimente e que é apenas mais um a abordar a pobreza da natureza humana. Pelo contrário, "Preciosa" nos apresenta uma vontade de viver e de vencer obstáculos poucas vezes vista no cinema. Todos os problemas enfrentados por Preciosa são abordados de forma real e convincente, chegando a causar um certo mal-estar em determinadas cenas. Contudo, lembre-se que Preciosa tem somente 16 anos, e como toda garota nessa idade possui sonhos: ser famosa, ter um namorado bonito e branco e uma família que a ame e a respeite. Em alguns momentos, ela se olha no espelho e se vê magra, bonita e loira (o padrão rotulado de beleza).

Esses sonhos e visões, mostrados em flashes, é um dos pontos altos do filme. Apesar de todo o sofrimento vivido pela protagonista, o diretor sempre lembra ao espectador de que ela ainda é uma jovem com sonhos. "Preciosa" aborda de forma magistral e com um realismo impressionante a violência doméstica e sexual. Uma das cenas mais reveledoras e de "difícil digestão" é o diálogo que sua mãe (Mo'Nique) conta para a assistente social como começaram os abusos e qual foi seu comportamento diante dessa situação. Apesar de todo sofrimento, o filme termina com a esperançosa canção "It Took a Long Time" de Labelle, enquanto Preciosa carrega seus dois filhos, em uma cena belíssima.
O filme recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz para Gabourey Sidibe e Melhor Direção para Lee Daniels. Venceu nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante para Mo'Nique e Melhor Roteiro Adaptado. "Preciosa" pode ser visto como um "tapa na cara", como definiu o meu amigo Lucas, e ainda como uma preciosidade cinematográfica. Altamente recomendável!




1º Lugar: O Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)


Nenhum filme foi mais a fundo na mente adolescente do que "O Clube dos Cinco". Dirigido por John Hughes, o filme conta a história de cinco adolescentes completamente diferentes que por terem cometidos infrações, são obrigados a passar um sábado na escola e escreverem uma redação onde reflitam quem eles são. O grupo é compostos por Andrew (Emilio Estevez), o esportista; Claire (Molly Ringwald), a patricinha; John (Judd Nelson), o deliquente; Allison (Ally Sheedy), a estranha e Brian (Anthony Michael Hall), o cdf. Poucas vezes o cinema abordou de forma tão clara como os adolescentes vêem a sociedade e a família, através de seus medos e anseios (tão característicos dessa época). Entretanto, esses medos não são em vão. Tendo os pais como principal referência, o grupo de cinco se preocupa se acabarão como seus pais. Discutem a cobrança que sofrem para sempre serem os melhores ou como são ignorados pelos pais. De outro lado, Hughes mostra a visão dos adultos através dos diálogos entre o diretor da escola Richard (Paul Gleason) e o faxineiro Carl (John Kapellos). O grande clímax do filme é quando cada um expõe o real motivo de por quê estão ali. Os diálogos são o grande atrativo do filme. Seguem abaixo algumas frases:
"Os garotos não mudaram, você mudou". (Carl para Richard)
"Quando você se torna adulto, o seu coração morre". (Allison)
"Eu não vou tolerar nenhum perdedor em minha família". Andrew repetindo a frase dita por seu pai.
Frases para se pensar... Ao final, eles entregam a redação onde dizem que por mais que eles escrevam a redação pensando em quem eles realmente são, o diretor da escola sempre os verá da mesma forma como sempre viu, encerrando o filme ao som da clássica "Don't you (Forget about me)" do Simple Minds (veja o clipe da música no vídeo abaixo). Se "Curtindo a vida adoidado" é o filme mais popular de John Hughes, com certeza "O Clube dos Cinco" é a sua obra-prima. Vale a pena ver e rever esse clássico!



4 comentários:

  1. Graxa, seu blog é fantástico!
    Parabéns...

    Rafa.

    ResponderExcluir
  2. Rafa, fiquei mto feliz com o seu comentário!
    Muito obrigado...grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Nao vi a preciosa ainda, mas parece ser bom...achei que tu ia colocar eclipse aqui HAHAHAHAHAHAHAH (claro q eu sabia q tu nao ia)

    ResponderExcluir
  4. Eclipse ainda não, vou esperar lançarem todos os filmes pra colocá-los em alguma lista (ums lista suspeita, claro hehehe)

    ResponderExcluir