quarta-feira, 14 de abril de 2010

Top 10: Os Piores Filmes de Todos os Tempos

Atendendo a pedidos, finalmente elegi os 10 piores filmes de todos os tempos. A idéia inicial era fazer um Top Five, mas dado o imenso número de catástrofes cinematográficas, isso realmente não foi possível. Alguns filmes da lista eu assisti até o final (bravamente!), outros eu desisti no meio do caminho, alguns vi trechos e uns eu não tive coragem de assistir. Gostaria de dizer ainda que o o objetivo principal do blog é sempre recomendar um bom filme. Nesse caso, a recomendação é para que não se vejam os listados. "Que os jogos comecem..."

10º Lugar: Os Esquecidos (The Forgotten, 2004)


Sabe aqueles filmes que você assiste o trailer e pensa: "Esse deve ser um baita filme!". Pois é, foi esse pensamento que me levou ao cinema assistir "Os Esquecidos". Não bastasse o trailer, que sugeria ser um drama psicológico, o filme ainda contava com Julianne Moore, indicada várias vezes ao Oscar, e que até então não tinha visto um filme ruim dela. Até a metade o filme, a história estava misteriosa e atraente, mas de repente, para minha infelicidade, o filme toma um rumo completamente inusitado. Um resumo rápido da história: Telly (Julianne Moore) sofre com a perda de seu filho em um acidente, faz tratamente psicológico, e de repente ela se vê como louca, já que seu marido e o psicólogo afirmam que ela nunca teve um filho. Não se dando por vencida e acreditando em suas lembranças, ela busca de todas as maneiras provar que seu filho existiu. Parece interessante, né? Seria muito, não fosse a causa dos esquecimentos, que também afetam outras pessoas, serem causados por extra-terrestres, que caem de pára-quedas na história do filme e enterram para sempre a oportunidade de uma história com um final decente. Definitivamente, um filme que merece ser "esquecido".





9º Lugar: O Pequenino (Little Man, 2006)

Esse foi um daqueles que eu não consegui ver até o final. A história gira em torno de um anão ladrão (Marlon Wayans) que rouba um diamante, mas durante o assalto joga a pedra preciosa na sacola de uma moça. Numa tentativa de resgatar o diamante, o anão-ladrão é deixado na porta da casa da mulher que está com a jóia, como se fosse um bebê abandonado. Mas o que o filme tem de ruim? Algumas perguntas para refletir:
1º) Quem confundiria um anão com um bebê?
2º) O tal bebê deve no mínimo ter uma crise de identidade. Ora se comporta com uma criança de 3-5 anos, ora com um recém-nascido.
3º) A atuação dos atores é pessima, principalmente as "caras" de Shawn Wayans (o pai adotivo), que não consegue disfarçar que não está contracenando com ninguém em algumas cenas em que dialoga com o anão.
4º)As piadas são sem graça e apelativas, principalmente pro lado sexual.
Resumindo: simplesmente patético.




8º Lugar: Rollerball (2002)

Um filme violento. E só! "Rollerball" não tem história, o enredo é ridículo e eu não vou me dar ao trabalho de escrever sobre ele aqui. Vi somente algumas cenas e já foi o suficiente.

7º Lugar: Xuxa em o Mistério de Feiurinha (2009)

Não, eu não vi esse filme. O máximo que eu vi foi o trailer. Na verdade, aqui poderia estar qualquer filme da Xuxa dos últimos 10 anos. Todos possuem atuações ridículas, o elenco é formado por apresentadores e cantores populares, que se como apresentadores/cantores já possuem talento duvidoso, imagine como atores. Além disso, o filme conta a estreia de Sasha no cinema (Ninguém merece, já não chega a filha do Didi!). Parece mesmo que Xuxa não consegue se desvincilhar do estereótipo dos contos de fada em seus filmes. Quanta falta de imaginação...



6º Lugar: Fim dos Tempos (The Happening, 2008)

O filme conta a história de estranhos acontecimentos, que levam as pessoas a cometerem suicídio em massa. O professor Elliot Moore (Mark Wahlberg), ao mesmo tempo em que busca o porquê desses fatos, tenta fugir da morte com sua mulher e sua filha. Ah, o casal está em crise (Qual será o final desse filme?). No decorrer da história, Elliot descobre que as plantas desenvolveram compostos que as protegem dos seres humanos, levando-os ao suicídio, numa espécie de vingança da natureza. A história seria interessante não fosse o péssimo roteiro, as atuações fracas e o final clichê e previsível. Além, é claro, do fato de que TODAS as plantas desenvolveram essa capacidade ao mesmo tempo. Isso que é evolução!!




5º Lugar: Anaconda (1997)


Junte efeitos especiais toscos, uma cantora metida a atriz (Jennifer Lopez), uma história ridícula e uma péssima atuação de todo o elenco e você terá Anaconda. Uma das maiores falhas, comentadas em todos os lugares é a cena da cachoeira subindo (vídeo abaixo). Com tanta coisa ruim, ainda tiveram a capacidade de fazer mais três filmes da franquia. Quem tiver coragem que assista. Eu? Não, muito obrigado.




4º Lugar: O Guerreiro Didi e a Ninja Lili (2008)


Claro que ele não poderia faltar nessa lista. Renato Aragão que já fez diversos filmes clássicos quando pertencia ao grupo "Os Trapalhões", como "Os Saltimbancos Trapalhões", depois que seguiu sozinho no humor, após as lamentáveis perdas de Mussum e Zacarias, perdeu totalmente a graça. Verdade seja dita: Renato Aragão sozinho não é engraçado, além do fato de que parece que o filme foi feito para enaltecer a filha de Renato Aragão. Já não bastava o anterior "O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili"? O filme possui péssimos efeitos especiais (quiseram fazer algo tipo "Matrix" e "O Tigre e o Dragão", mas o tiro saiu pela culatra), além claro de toda a lenga-lenga já conhecida dos filmes solo do Renato Aragão. O cinema nacional precisa ser mais criativo, se não é filme da Xuxa ou do Didi, é cinema-biografia, como o recente "Chico Xavier", ou "Zuzu Angel", "Cazuza", "Lula - o Filho do Brasil", "2 Filhos de Francisco"...e por aí vai.




3º Lugar: Batman e Robin (1997)

Depois de dois excelentes filmes do homem-morcego produzidos por Tim Burton ("Batman" e "Batman, o retorno"), e uma sequência que já deixou muita gente com a pulga atrás da orelha ("Batman Eternamente", que teve até close na bunda de Val Kilmer), conseguiram quase acabar com a franquia do Cavaleiro das Trevas. Juntaram num único filme uma péssima direção, um elenco desmotivado, efeitos especiais toscos e uma história (?) ridícula. Arnold Schwarzenegger está medonho como Mr. Freeze ao lado de Uma Thurman (como Hera Venenosa) e da Batgirl (Alicia Silverstone). O Batman vivido por George Clooney é simplesmente patético, não possui nenhuma característica psicológica controversa (típico do personagem), transformando Batman numa mera caricatura. Aqui a culpa é também do diretor, que sinceramente não há o que comentar. Simplesmente o pior filme de super-herói que eu já vi.




2º Lugar: Norbit (2007)

Fazer humor não é simplesmente debochar dos "defeitos" alheios. Mas parece que essa é a fórmula utlizada por muitos filmes de comédia-pastelão. Eddie Murphy, que depois de "O Professor Aloprado" virou megalomaníaco por interpretar vários papéis, tenta nos vender esse filme com piadas infames e um roteiro que simplesmente não existe. As cenas que eram pra ser engraçadas, caçoam das pessoas gordas de forma caricata e forçada. Não há muito o que se falar desse filme, ele é ruim do começo ao fim. Prêmio de pior "comédia" garantida!




1º Lugar: Cinderela Baiana (1998)

Quem me conhece já previu que esse seria o primeiro lugar. O que esperar de um filme que conta a história da Carla Perez interpretada pela própria Carla Perez? Uma pérola nacional! Claro que eu não vi todo o filme, mas a cena final foi o suficiente para me convencer de que esse filme merece o título de pior filme da história. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vejam a cena final do filme e tirem as suas próprias conclusões.

13 comentários:

  1. Cinderela Baiana é MARAVILHOSO!!!! Ele conseguiu a proeza de ficar só 2 (dois. DOIS) dias em cartaz. Entrou na sexta e domingo ja tava fora dos cinemas!!!

    E isso pq tem Vagner Moura e Lázaro Ramos no Elenco!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo!
    Gosto muito do teu blog!
    E esse post foi hilário!
    Abração
    Igor

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, sempre leio qdo tu coloca as atualizações no Orkut. Tive que comentar pq assiti no youtube o "Cinderela Baiana" esses dias...fui guerreira e assito todo (sim, todo)...quase morri de tanto dar risada das atuações e da história toda. Diz que o Lázaro Ramos conseguiu terminar de pagar o curso de teatro dele em Salvador graças ao cachê do filme. Pelo menos serviu pra alguma coisa! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Galera, a opinião de vocês é mto importante pra mim. Fico feliz que estejam gostando das postagens. Sugestões sempre serão bem-vindas.

    Pelo menos Cinderela Baiana rendeu alguma coisa pra alguém, nesse caso pro Lázaro Ramos, porque pra Carla Perez... . Vale lembrar que na época de lançamento do filme, tanto o Lázaro Ramos como o Vagner Moura ainda eram "anônimos".
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. marcelo!! muito boa a sua lista... claro, existem muitos filmes ruins que ficam pau a pau com todos esses aí!!
    eu e o leo lembramos de um que é crássico dos terrores: lambada, a dança proibida!!! vê lá no youtube... rsrsrsrs
    bjos e abs.
    gisa e leo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisa!! Valeu pela sugestão...vi uns pedaços no youtube e realmente é uma pérola!! Esse eu não tinha visto, senão com certeza estaria entre os 10...se bem que com tanta coisa ruim por aí teria que fazer uma lista com os 50 piores filmes hehehehe.

    Galera, uma correção: Vagner Moura não está no elenco de Cinderela Baiana (ainda bem!!) Sim, eu vi todo o filme....ele tá disponível na íntegra no Youtube. Um dia que vcs não tiverem NADA pra fazer dêem uma conferida...é simplesmente hilário!! Uma aula de como não atuar hehehe
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Tche Marcelito!
    Baita lista, mas faltou outra pérola "dupla explosiva" ( Ballistic: Ecks vs. Sever no original). eita filme ruim!
    no mais abraço guri

    Dionisio

    ResponderExcluir
  8. achei muuito legal mas num concordo com norbit é um fiilme muito engraçado ou eu sou retardada por mais q fale mal dos gordinhos eu gostei,num tenho preconceitos e nunca zoei ninguem obeso mas esse filme é legal até...

    ResponderExcluir
  9. Exelente lista, Marcelo!Seria preciso um Top 100...Quanto filme ruim que existe por ai, não é brincadeia.

    ResponderExcluir
  10. gostei da lista,cara!E eu concordo com vc sobre Xuxa e Renato Aragão,eles dois deviam procurar o que fazer!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a lista. Minha irmã e eu assistimos Anaconda quando éramos muito novas e ficamos muito impressionadas. Tinhamos medo de que saísse uma de dentro do vaso sanitário(kkkkkkkkkkk).

    ResponderExcluir
  12. Valeu pelos comentários pessoal... realmente seria preciso uma lista maior pra incluir tanta desgraça que tem no cinema...
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Você já assistiu Sucker Punch (2011)? Uma das piores experiências da minha vida. Hhahahaha
    Não sei se eu que impliquei com o filme. É que peguei um ódio por esse filme.
    Simplesmente um dos piores que já assisiti

    ResponderExcluir