segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010: o real venceu o imaginário

Ontem a noite ocorreu a 82ª edição do Oscar, uma edição marcada pela incerteza sobre quem seria o vencedor na principal categoria. Apesar disso, a premiação da maioria das principais categorias não foi surpresa alguma. Christoph Waltz e Mo'Nique levaram o Oscar de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, por "Bastardos Inglórios" e "Preciosa", respectivamente. Infelizmente, o nova obra de Quentin Tarantino levou só uma estatueta. Merecia ao menos a de Roteiro Original. Entre as categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator, também não houve surpresa. Os vencedores foram Jeff Bridges, por "Coração Louco" e Sandra Bullock, por "Um Sonho Possível", deixando Meryl Streep e sua 16ª indicação mais uma vez na poltrona. Um fato intessante foi que Kate Winslet entregou o Oscar de Melhor Ator para Jeff Bridges. Ela só levou a estatueta de Melhor Atriz na sexta indicação e ele, agora, na sua quinta indicação.




Um dos fatos mais curiosos foi Sandra Bullock ter sido eleita a pior atriz na noite anterior durante o Framboesa de Ouro por "Maluca Paixão" (prêmio que ela foi receber pessoalmente) e receber o Oscar de Melhor Atriz na noite seguinte. No mínimo, uma fato inusitado.


A Argentina teve sua produção cinematográfica reconhecida, levando a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro por "O segredo dos seus olhos", derrotando o favorito alemão "A fita branca".


A cerimônia de ontem definitivamente vai entrar para a história. Pela primeira vez uma mulher recebeu o Oscar de Melhor Direção. Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron, recebeu a estatueta das mãos de uma outra mulher, Barbra Streisand. (Isto poderia ser uma pequena dica de quem seria o vencedor?).



Agora vamos ao que interessa. Como tinha comentado em postagem anterior, não acreditava que "Avatar" fosse eleito o Melhor Filme. Sugeri que o vencedor fosse "Guerra ao Terror" ou "Bastardos Inglórios". Não deu outra: "Guerra ao Terror" derrubou o até então favorito "Avatar" de James Cameron. Na verdade, o entendimento disso é bastante simples.

1. "Avatar" é um filme que prima pelos efeitos especiais (e faz isso muito bem).
2. Não é um filme que exige fortes atuações dos atores, eles são jogados a segundo plano no filme.
3. A história pode ser boa, mas não tem uma trama bem amarrada (essencial num filme que almeja o prêmio de Melhor Filme).
4. É uma história de ficção científica. Nenhum filme de ficção científica levou esse prêmio até hoje, nem mesmo Star Wars.
5. Por fim, bilheteria não significa nada.

"Guerra ao Terror" traz um assunto polêmico, principalmente dentro dos Estados Unidos: o envio de soldados ao Iraque. Nesse aspecto, "Guerra ao Terror" cumpre muito mais o seu papel de Cinema do que "Avatar". Um remete a reflexão sobre situações reais, o outro é uma viagem a um mundo imaginário, e serve muito mais como um passatempo. Como disse José Wilker ontem a noite: "'Avatar' é um filme para apenas ser visto". Não estou aqui desmerecendo o filme, de forma alguma, apenas olhando por um outro ângulo.

Um aspecto importante e que vem se tornando regra, é a Academia premiar filmes independentes e de baixo orçamento. "Guerra ao Terror" custou U$$ 11 milhões e "Bastardos Inglórios", apenas U$ 8 milhões, comparado a Avatar, que custou U$500 milhões. Pode parecer bobagem, mas isso indica que a Academia está priorizando boas histórias, ao invés de efeitos e elencos estelares. Alguns dos filmes indicados não possuíam grandes nomes em seu elenco, como "Preciosa", "Distrito 9" e o próprio "Guerra ao Terror". Alías, isso pode indicar também o fim dos mega-salários para atores badalados como Julia Roberts e Nicole Kidman. Na minha opinião o cinema só tem a ganhar com isso.

Se a tendência será seguida ou não, só esperando o Oscar 2011. No mais, eu gostei dessa premiação, achei ela bastante coerente (apesar de estar torcendo para "Bastardos Inglórios" e Quentin Tarantino).

Veja abaixo a lista completa dos vencedores.

Melhor filme: "Guerra ao terror"

Melhor direção: Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”

Melhor atriz: Sandra Bullock, "Um sonho possível"

Melhor ator: Jeff Bridges, “Coração louco”

Melhor filme estrangeiro: “O segredo dos seus olhos” (Argentina)

Melhor edição (montagem): “Guerra ao terror”

Melhor documentário: “The cove”

Melhores efeitos visuais: “Avatar”

Melhor trilha sonora: “Up – Altas aventuras”

Melhor cinematografia (fotografia): “Avatar”

Melhor mixagem de som: “Guerra ao terror”

Melhor edição de som: “Guerra ao terror”

Melhor figurino: “The young Victoria”

Melhor direção de arte: “Avatar”

Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique, “Preciosa”

Melhor roteiro adaptado: “Preciosa”

Melhor maquiagem: “Star trek”

Melhor curta-metragem: “The new tenants”

Melhor documentário em curta-metragem “Music by Prudence”

Melhor curta-metragem de animação: “Logorama”

Melhor roteiro original: “Guerra ao terror”

Melhor canção: “The weary kind”, de “Coração louco"

Melhor animação: “Up – Altas aventuras”

Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”

Nenhum comentário:

Postar um comentário