sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Top 5: Cenas de luta

O primeiro Top 5 de 2010 traz as cinco melhores cenas de lutas do cinema, considerando somente aquelas em que participam dois inimigos. Cenas em que um mocinho luta contra um exército inteiro foram exluídas dessa lista (como em "Matrix Reloaded" e "Kill Bill Volume 1"). Cenas de luta sempre são um atrativo a mais para o filme, desde que não sejam de forma gratuita e desnecessária, e podem até mesmo serem consideradas esteticamente bonitas. Abaixo segue a lista das cinco melhores pancadarias do cinema.

5º Lugar: Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981)

Veja o jeito peculiar de Indiana Jones (Harrison Ford) encarar uma luta com um árabe espadachim.





4º Lugar: Kill Bill Volume 2 (Kill Bill Vol. 2, 2004)

Briga de mulher sempre tem puxada de cabelo, certo? Errado. Em "Kill Bill Volume 2", Beatrix Kiddo (Uma Thurman) enfrenta Elle Driver (Daryl Hannah), sua última batalha antes de ficar cara-a-cara com Bill (David Carradine). Com trilha sonora do aclamado Ennio Morricone, esta é uma briga que vale a pena ser vista.




3º Lugar: Tróia (Troy, 2004)

Em terceiro lugar está uma luta mitológica: Aquiles (Brad Pitt) versus Heitor (Eric Bana). Aquiles busca a vingança de seu irmão e Heitor tenta defender o reino. A cena mostra movimentos rápidos e certeiros, ao som de uma trilha emocionante que se encaixa perfeitamente com os movimentos bruscos das espadas e escudos dos guerreiros.




2º Lugar: Matrix (The Matrix, 1999)

Um dos filmes que mais inovaram nos efeitos especiais, não poderia deixar de apresentar ótimas cenas de luta. Usando e abusando de cenas de acrobacia com fios de aço que suspendem os atores, as cenas de luta são um dos grandes atrativos desse filme, além da fotografia em "Bulletime", que dá a impressão de uma câmera girando 360 graus enquanto o movimento do ator parece congelado. Não é a toa que levou os Oscar de Efeitos Especiais Sonoros e Efeitos Especiais Visuais.
O combate final (neste filme, não na trilogia) entre Neo (Keanu Reeves) e o Agente Smith (Hugo Weaving) no metrô é espetacular. Nessa batalha não há armas, apenas punhos, braços e pernas e uma coreografia excelente.





1º Lugar: O Tigre e o Dragão (Wo Hu Cang Long, 2000)

Quando pensei nesse Top 5, lembrei automaticamente dessa cena. Dirigido por Ang Lee, "O Tigre e o Dragão" possui uma impressionante beleza cênica em suas cenas de luta. Em algumas, os personagens parecem flutuar sobre os telhados e florestas de bambus. Curiosamente, a melhor cena de luta do cinema, na minha opinião, não é protagonizada por homens, mas sim por duas mulheres: Michelle Yeoh (Yu Shu Lien) e Ziyi Zhang (Jen Yu). A acrobacia é perfeita e não há como perceber movimentos decorados. "O Tigre e o Dragão" levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para Taiwan e teve Ang Lee indicado na categoria Melhor Diretor. Esse filme deve ser visto na íntegra. Que essa cena seja apenas um aperitivo para ver o filme completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário